O Sol está no signo de Câncer e a Lua
crescente acontece no signo de Libra.
A Lua crescente é a lua do nutrir, do
crescer, do alimentar, de fazer evoluir aquilo que foi plantado na lua nova da
semana anterior para poder chegar na colheita.
O Sol e a Lua se colocam num ângulo de
90° formando uma quadratura, por isso ela também indica uma tensão.
Na lua nova Sol e Lua estão no mesmo signo, somando
forças. Na lua crescente esse astro já andou um quadrante da roda, então ela fica em quadratura com o Sol. Depois, na Lua cheia os dois astros vão estar em oposição. E, por fim, na lua minguante eles vão estar em quadratura de novo.
Na Lua crescente, então, tem algo ali para a
gente vencer, superar, integrar, algum obstáculo a ser enfrentado para que a boa colheita daquilo que a gente plantou na lua nova possa acontecer.
A gente pode encontrar pistas sobre esse desafio
entendendo o significado dos signos que estão quadrando, neste caso, Câncer (Sol) e Libra (Lua).
Câncer é um signo de água, representado por um caranguejo, que se conecta com a emocionalidade, os afetos, os vínculos, nossa ancestralidade, nossa ligação com a família, com o passado, nossas memórias e nossa
bagagem de vida.
E Libra é o cardinal do elemento ar, representado
pela balança - um objeto, algo mais pragmático, mais racional. E não é
uma balança qualquer, é uma balança de dois pratos. Então Libra nos fala da
relação com o outro e, principalmente, do equilíbrio nessas interações.
Vamos entender melhor isso?
Câncer é o cardinal do elemento água na roda zodiacal. Ele abre uma nova temporada, uma nova estação - do inverno aqui no Hemisfério Sul e do verão no Hemisfério Norte.
Sentir, conectar e lembrar
Então é um signo de impulso e, sendo um signo da água, é um
impulso do sentir, de se conectar emocionalmente com
aquilo que está no nosso caminho e de lembrar.
Esse ciclo nos remete ao passado, às memórias, às
lembranças, nossos registros de alma e à conexão com a ancestralidade, a
família e as tradições. Nos convida a ver o passado como um oráculo, um guia, uma fonte
de sabedoria.
Cancêr fala também da intimidade, dos afetos,
dos laços que formamos. Traz esse impulso de cuidar, zelar, proteger, da responsabilidade efetiva.
Mas tudo tem que estar equilibrado, né? Porque
no exagero as coisas descambam.
Então o desafio de Câncer é se conectar com o
passado, mas mantendo o presente como aliado; adentrar no campo da
sensibilidade, tendo a razão como aliada; e fortalecer nossos afeto com a observação crítica como aliada - características bem
capricornianas, que é o signo complementar a Câncer.
Mas voltando para a força da lua em Libra,
esse signo é o símbolo por excelência do equilíbrio. Nos convida a observar e avaliar como
está o equilíbrio das coisas e pessoas na nossa vida, colocando tudo com que nos
relacionados nos pratos da balança, especialmente no que diz respeito aos
relacionamentos.
Na dinâmica subjetiva e sensível canceriana, Libra
chega trazendo a racionalidade e a consciência da importância da reciprocidade.
Essa lua nos convida a avaliar de forma pragmática e sem "colocar panos quentes" como está a
saúde das nossas relações - se a gente está colocando demais de um lado da
balança e do outro lado a coisa tá de menos ou
o contrário.
Como anda o equilíbrio dessa balança?
É importante entender que o equilíbrio não é algo estático. Às vezes a balança dá pende mais para um lado, mas depois pende um pouquinho mais para o outro e assim ela se mantém em equilíbrio dinâmico. Se a balança estacionar desequilibrada, aí sim é um sinal de alerta, de que uma relação não está alinhada.
Cabe lembrar também que o amor e o afeto tem diferentes formatos, diversos tons, então nem
todo mundo expressa eles da mesma forma.
O signo de Câncer é mais introspectivo e o
signo de Libra é mais expansivo. Então Libra, nessa quadratura, nos convida a comunicar ao outro como a gente se sente.
E a ouvir também,
né?
Não deixar isso só no campo do sentir, realmente expressar, verbalizar.
Ninguém
tem obrigação de saber de nada nem decodificar o que o outro está pensando ou sentindo. Isso precisa ser verbalizado, mas através de uma comunicação
afetiva, entendendo que os relacionamentos também exigem dedicação e disciplina.
Então, além da gente avaliar como estão
nossos investimentos e entregas nos relacionamentos, o momento nos deixa esse
convite para, caso se identifique algo que não está bem alinhado, restaurar
esse equilíbrio.
Tem uma frase do livro do Pequeno Príncipe
que muita gente cita, é famosa (mas eu não gosto muito, acho que é meio que um "melô da
codependência") é bem canceriana – “Tu te tornas eternamente
responsável por aquilo que cativas”.
Mas libra na
quadratura com Câncer nos fala que isso é uma via de mão dupla, a gente se
torna responsável por aquilo que cativa desde que aquilo que foi cativado
também nos retribua esse afeto e cuidado. Isso não pode ser uma via de mão única,
tem que ser uma via de mão dupla, senão fica desequilibrado.
As energias do momento nos lembram também que os
relacionamentos, por mais íntimos que sejam, para estarem em equilíbrio exigem respeito pela intimidade alheia, uma certa cerimônia, até para que se possa
criar momentos especiais.
São dois pratos numa balança, e não um prato só!!!
A separação do que é eu/meu e do que é seu/do outro tem que ser mantida para a relação ser um compartilhar saudável.
O nós não pode suplantar os eus.
Eu estou estudando a lógica dos eixos da roda zodiacal e achando tudo muito interessante. É um círculo de 360°, certo? A Lua nova determina o eixo central de
cada mês.
A Lua nova de Câncer, então, vai
culminar com uma Lua cheia em Capricórnio, que é a constelação que está a 180° da
constelação de Câncer. Esses signos são opostos complementares, então para Câncer é fundamental
entender Capricórnio e vice-versa.
Os desafios na lua crescente e na lua
minguante se estabelecem com os signos que formam ângulos de 90° com o sol e lua, neste caso Libra (crescente) e Áries (minguante).
E o desafio da lua crescente em Libra é
justamente avaliar o equilíbrio das relações.
Em resumo,
a gente entra na temporada canceriana na força do emocional e da conexão do
passado; passa por uma tensão com Libra que pede nossa atenção lembrando que todo
afeto e vínculo deve estar baseado na reciprocidade.
A Lua nos fala que não dá pra se iludir achando que estamos amando e sendo amados em relações que não são saudáveis.
Como canta Renato Russo, "acho que isso não é amor...."
Depois vem a lua cheia em Capricórnio, os dois astros em oposição. Capricórnio confronta Câncer com a questão dos limites, a necessidade de colocar limites para a gente mesmo e
para os outros na interação com a gente.
Nesse contexto, limite não é algo que nos limita, paralisa - limites são também uma forma de afeto.
Às
vezes é necessário para colocar balizas nos relacionamentos!
Para conseguir subir a montanha, Capricórnio precisa conhecer seus limites e administrar sua energia para dar conta da missão.
Daí, depois de ser convidados a fazer esses ajustes na lua cheia, chega a lua minguante em Áries
que nos convoca a ter a coragem de fazer e firmar no “agora vai”!!!
E assim completamos o eixo da temporada canceriana e passamos para o próximo signo da roda, que - Tchan Tchan Tchan Tchan!!! - vou contar só na próxima.
Eu estou adorando fazer esse acompanhamento semanal das
estrelas como nossa forma primordial de orientação não só física, material, mas
também emocional e interna.
O nosso GPS ancestral que está no céu e que orienta
tudo, todas as práticas humanas, as navegações, a agricultura e tal. E entender como isso se relaciona com o nosso campo interno.
Então muito obrigada a vocês que estão
nessa jornada junto comigo.
E vamos que vamos, que tem muito mais pela
frente!!!
Um grande abraço e uma linda lua crescente
em libra todos nós.
Por Érika Fernandes-Pinto, 02/07/2025
Veja um resumo e uma análise interessante sobre a obra no vídeo do Canal Tempero Drag (AQUI)

