TEMPORADA CANCERIANA - LUA CRESCENTE EM LIBRA (JUNHO)

 



O Sol está no signo de Câncer e a Lua crescente acontece no signo de Libra.

A Lua crescente é a lua do nutrir, do crescer, do alimentar, de fazer evoluir aquilo que foi plantado na lua nova da semana anterior para poder chegar na colheita.

O Sol e a Lua se colocam num ângulo de 90° formando uma quadratura, por isso ela também indica uma tensão.

Na lua nova Sol e Lua estão no mesmo signo, somando forças. Na lua crescente esse astro já andou um quadrante da roda, então ela fica em quadratura com o Sol. Depois, na Lua cheia os dois astros vão estar em oposição. E, por fim, na lua minguante eles vão estar em quadratura de novo.

Na Lua crescente, então, tem algo ali para a gente vencer, superar, integrar, algum obstáculo a ser enfrentado para que a boa colheita daquilo que a gente plantou na lua nova possa acontecer.

A gente pode encontrar pistas sobre esse desafio entendendo o significado dos signos que estão quadrando, neste caso, Câncer (Sol) e Libra (Lua).

Câncer é um signo de água, representado por um caranguejo, que se conecta com a emocionalidade, os afetos, os vínculos, nossa ancestralidade, nossa ligação com a família, com o passado, nossas memórias e nossa bagagem de vida.

E Libra é o cardinal do elemento ar, representado pela balança - um objeto, algo mais pragmático, mais racional. E não é uma balança qualquer, é uma balança de dois pratos. Então Libra nos fala da relação com o outro e, principalmente, do equilíbrio nessas interações.

Vamos entender melhor isso?

Câncer é o cardinal do elemento água na roda zodiacal. Ele abre uma nova temporada, uma nova estação - do inverno aqui no Hemisfério Sul e do verão no Hemisfério Norte. 

Sentir, conectar e lembrar


Então é um signo de impulso e, sendo um signo da água, é um impulso do sentir, de se conectar emocionalmente com aquilo que está no nosso caminho e de lembrar.

Esse ciclo nos remete ao passado, às memórias, às lembranças, nossos registros de alma e à conexão com a ancestralidade, a família e as tradições. Nos convida a ver o passado como um oráculo, um guia, uma fonte de sabedoria.

Cancêr fala também da intimidade, dos afetos, dos laços que formamos. Traz esse impulso de cuidar, zelar, proteger, da responsabilidade efetiva.

Mas tudo tem que estar equilibrado, né? Porque no exagero as coisas descambam. 
Então o desafio de Câncer é se conectar com o passado, mas mantendo o presente como aliado; adentrar no campo da sensibilidade, tendo a razão como aliada; e fortalecer nossos afeto com a observação crítica como aliada - características bem capricornianas, que é o signo complementar a Câncer.

Mas voltando para a força da lua em Libra, esse signo é o símbolo por excelência do equilíbrio. Nos convida a observar e avaliar como está o equilíbrio das coisas e pessoas na nossa vida, colocando tudo com que nos relacionados nos pratos da balança, especialmente no que diz respeito aos relacionamentos.

Na dinâmica subjetiva e sensível canceriana, Libra chega trazendo a racionalidade e a consciência da importância da reciprocidade

Essa lua nos convida a avaliar de forma pragmática e sem "colocar panos quentes" como está a saúde das nossas relações - se a gente está colocando demais de um lado da balança e do outro lado a coisa tá de menos ou o contrário.

Como anda o equilíbrio dessa balança? 

É importante entender que o equilíbrio não é algo estático. Às vezes a balança dá pende mais para um lado, mas depois pende um pouquinho mais para o outro e assim ela se mantém em equilíbrio dinâmico. Se a balança estacionar desequilibrada, aí sim é um sinal de alerta, de que uma relação não está alinhada.

Cabe lembrar também que o amor e o afeto tem diferentes formatos, diversos tons, então nem todo mundo expressa eles da mesma forma.

O signo de Câncer é mais introspectivo e o signo de Libra é mais expansivo. Então Libra, nessa quadratura, nos convida a comunicar ao outro como a gente se sente. 
E a ouvir também, né? 
Não deixar isso só no campo do sentir, realmente expressar, verbalizar. 

Ninguém tem obrigação de saber de nada nem decodificar o que o outro está pensando ou sentindo. Isso precisa ser verbalizado, mas através de uma comunicação afetiva, entendendo que os relacionamentos também exigem dedicação e disciplina.

Então, além da gente avaliar como estão nossos investimentos e entregas nos relacionamentos, o momento nos deixa esse convite para, caso se identifique algo que não está bem alinhado, restaurar esse equilíbrio.

Tem uma frase do livro do Pequeno Príncipe que muita gente cita, é famosa (mas eu não gosto muito, acho que é meio que um "melô da codependência") é bem canceriana – “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. 

Mas libra na quadratura com Câncer nos fala que isso é uma via de mão dupla, a gente se torna responsável por aquilo que cativa desde que aquilo que foi cativado também nos retribua esse afeto e cuidado. Isso não pode ser uma via de mão única, tem que ser uma via de mão dupla, senão fica desequilibrado.

As energias do momento nos lembram também que os relacionamentos, por mais íntimos que sejam, para estarem em equilíbrio exigem respeito pela intimidade alheia, uma certa cerimônia, até para que se possa criar momentos especiais. 
São dois pratos numa balança, e não um prato só!!!
A separação do que é eu/meu e do que é seu/do outro tem que ser mantida para a relação ser um compartilhar saudável. 
O nós não pode suplantar os eus.

Eu estou estudando a lógica dos eixos da roda zodiacal e achando tudo muito interessante. É um círculo de 360°, certo? A Lua nova determina o eixo central de cada mês. 

A Lua nova de Câncer, então, vai culminar com uma Lua cheia em Capricórnio, que é a constelação que está a 180° da constelação de Câncer. Esses signos são opostos complementares, então para Câncer é fundamental entender Capricórnio e vice-versa. 
Os desafios na lua crescente e na lua minguante se estabelecem com os signos que formam ângulos de 90° com o sol e lua, neste caso Libra (crescente) e Áries (minguante).

E o desafio da lua crescente em Libra é justamente avaliar o equilíbrio das relações. 

Em resumo, a gente entra na temporada canceriana na força do emocional e da conexão do passado; passa por uma tensão com Libra que pede nossa atenção lembrando que todo afeto e vínculo deve estar baseado na reciprocidade. 
A Lua nos fala que não dá pra se iludir achando que estamos amando e sendo amados em relações que não são saudáveis. 
Como canta Renato Russo, "acho que isso não é amor...." 

Depois vem a lua cheia em Capricórnio, os dois astros em oposição. Capricórnio confronta Câncer com a questão dos limites, a necessidade de colocar limites para a gente mesmo e para os outros na interação com a gente. 
Nesse contexto, limite não é algo que nos limita, paralisa - limites são também uma forma de afeto.

Às vezes é necessário para colocar balizas nos relacionamentos!

Para conseguir subir a montanha, Capricórnio precisa conhecer seus limites e administrar sua energia para dar conta da missão. 

Daí, depois de ser convidados a fazer esses ajustes na lua cheia, chega a lua minguante em Áries que nos convoca a ter a coragem de fazer e firmar no “agora vai”!!!

E assim completamos o eixo da temporada canceriana e passamos para o próximo signo da roda, que - Tchan Tchan Tchan Tchan!!! - vou contar só na próxima. 

Eu estou adorando fazer esse acompanhamento semanal das estrelas como nossa forma primordial de orientação não só física, material, mas também emocional e interna. 
O nosso GPS ancestral que está no céu e que orienta tudo, todas as práticas humanas, as navegações, a agricultura e tal. E entender como isso se relaciona com o nosso campo interno.

Então muito obrigada a vocês que estão nessa jornada junto comigo.

E vamos que vamos, que tem muito mais pela frente!!!

Um grande abraço e uma linda lua crescente em libra todos nós.

Por Érika Fernandes-Pinto, 02/07/2025


Dica de leitura para o período: As cinco linguagens do amor  em PDF e Audiobook



Veja um resumo e uma análise interessante sobre a obra no vídeo do Canal Tempero Drag (AQUI)