O Tabaco é uma importante "Planta de Poder" dentro do xamanismo e outras tradições. Arqueólogos e historiadores acreditam que ela começou a ser cultivada no continente americano em torno de 6000 a.C.
Pertence à família das Solanaceae e possui poucas espécies. As mais conhecidas - Nicotiana tabacum e Nicotiana rustica - são plantas híbridas, originadas nas regiões dos Andes, América Central e América do Sul.
Quando os primeiros colonizadores europeus chegaram à América, a partir do século XV, o uso do tabaco já era um hábito entre diversas tribos. Os astecas fumavam o tabaco em pedaços de junco oco ou em tubos de cana. Outros nativos do México, da América Central e de parte da América do Sul usavam casca de milho e outras palhas secas para envolver o fumo.
Mas para os europeus, na época, essas práticas eram envolvidas por magia negra ou pactos com demônios, devido ao ato de assoprar fumaça pela boca ou nariz. E aqueles que quiseram imitar os nativos foram presos acusados de bruxaria.
A introdução do uso do tabaco na Europa remonta a 1556, quando o padre francês André Thévet começou a cultivá-lo no sul da França. Alguns anos depois, o embaixador da França em Portugal, Jean Nicot (de quem derivou o nome que os botânicos escolheram para denominar cientificamente esta planta), mandou uma amostra da folha em pó para a Rainha Catherine de Médicis, que a usou em forma de rapé, aliviando suas fortes dores de cabeça.
O tabaco passou a ser conhecido então como a "Erva da Rainha" e seguiu pela história como medicamento para diversos fins.
Mas depois acabou sendo considerado uma "droga". Por que ao contrário de outras plantas de poder, o Tabaco tem componentes viciantes que podem causar adição psicológica e física.
Já o uso do cachimbo teve início na Inglaterra em 1586 (até então era usado apenas na forma de rapé). Seu uso se espalhou e a produção foi monopolizada pelos estados, rendendo muito dinheiro.
No mundo nativo americano, o Tabaco era e é consagrado de várias formas. Além de fumado em cachimbos ou na forma de charutos e aplicado como rapé, suas folhas também eram mastigadas ou ingeridas. Também na forma de enemas (para absorção anal das substâncias pratica medicinal registrada já entre os astecas).
O suco do tabaco pode ser bebido puro ou misturado a substâncias enteógenas para produzir o transe. No xamanismo ele tem um lugar importante como elemento de troca e ligação com o mundo sobrenatural, presente nas sessões de cura realizadas por muitos povos. A fumaça é considerada a "via" pela qual os espíritos se movem e concebida como o alimento espiritual dos deuses e seres sobrenaturais, como meio de se comunicar e viajar para outros mundos. Em cerimônias, ele é queimado como oferenda ou defumação, soprado aos quatro pontos cardeais e utilizado como forma de purificação.
Ele também é utilizado de forma similar às folhas de Coca, sendo mastigado para aliviar a fome e o cansaço. E usado medicinalmente para clarear as ideias e tirar dor de cabeça.
Nas tradições afro-brasileiras o Tabaco também é muito presente, sendo a planta dos Pretos Velhos, manipulada por diversas linhas e entidades. A fumaça é usada nos passes, auxiliando nas limpezas fluídicas decargas negativas. Além disso, o ato de fumar tem função no próprio trabalho de incorporação da entidade, promovendo uma ligação com o plano astral e facilitando o equilíbrio da energia espiritual no médium.
O Tabaco traz com ele uma energia mais densa, mais pesada, de uma forte ligação com a terra, de "pés no chão" ou aterramento. Banhos de Tabaco também são utilizados para entrar em contato com esta energia ou para limpeza, proteção, conexão, firmeza ou cura.
É uma planta que afasta as cobras dos quintais aonde é plantada, da mesma forma que ela protege quando se anda na mata, além de sua fumaça repelir insetos. É utilizado para afastar pragas de plantações ou jardins (ele é altamente atrativo para essas espécies, tomando a atenção para si e evitando que as demais plantas sejam devoradas).
O cigarro moderno, trazendo as folhas picadas e enroladas em papel, surgiu de uma improvisação europeia. É produzido para viciar, conjugado a mais de quatro mil substâncias nocivas. Aditivos industriais são inseridos artificialmente para "turbinar" o cigarro em vários aspectos, como dar sabor e aroma ao fumo ou potencializar os efeitos da nicotina.
Quando inalada, essa mistura venenosa, que inclui solventes orgânicos, ácidos, metais pesados e até mesmo materiais radioativos, é super prejudicial para o organismo, causando alergias, intoxicações nos pulmões, doenças cardíacas, cegueira, impotência e vários tipos de câncer.
Aprender a utilizar o Tabaco de forma consciente e respeitosa e retornar às práticas ancestrais do bom uso dessa planta, é um dos legados que os povos originários nos oferecem.
No Flor do Mar nós buscamos resgatar essa forma respeitosa de nos conectarmos com essa planta de tantos poderes e bençãos.
Para quem quer deixar de fumar e ressignificar sua relação com o tabaco, participar de uma roda de cachimbo sagrado pode ser bem especial. Para quem nunca foi usuário de cigarros também.
Pois usado com sabedoria, de forma moderada e ritualística, o Tabaco é um grande aliado e pode auxiliar em muitos processos espirituais.
Quer conhecer mais? Vem com a gente!
🌀
Por Érika Fernandes Pinto, 27/06/2022
https://flordomarsc.blogspot.com
Para saber mais entre em contato: 61-981041130


